bolsa-livro
1º passo
livro1
Use um livro capa dura antigo, retalho de tecido de algodão (40 cm), estilete (para arrancar as páginas), máquina de costura, papel, lápis, tesoura,  cola branca tipo PVA (vale Cascorez, Acrilex, etc), pincel chato, botão e elástico de cabelo.
RETIRADA DO MIOLO E MOLDES
livro2livro3livro4livro5
Retire todo o miolo do livro com ajuda de um estilete. Dependendo da encadernação e do estado do livro, vão ficar pedaços. Tenha paciência, o que não der pra cortar  pode ser arrancando com a mão.
Risque o molde da lateral  da bolsa posicionando o livro aberto  em mais ou menos  um ângulo de 40 graus por cima da folha de papel. Contorne  com lápis, formando um triângulo com a ponta achatada. Recorte em volta deixando uma margem de 0.5 cm. Dobre ao meio para marcar e corte, dividindo o triângulo em 2 partes.
CORTE DO TECIDO PARA O FORRO
livro6livro7
Usando os moldes de papel, corte o tecido deixando 0.5 cm de margem na parte interna. Faça 4 triângulos, 2 de cada molde. Recorte também dois triângulos inteiros, com os dois triângulos juntos.
Coloque o livro aberto sobre o tecido e corte um retângulo deixando 0.5 cm de margem de costura.
livro8
Estes são os cortes de tecido necessários para o forro: 1 retângulo grande, 2 triângulos pequenos (lado direito) 2 triângulos pequenos (lado esquerdo) e 2 triângulos grandes.
COSTURA DAS LATERAIS DO FORRO
livro9livro10
Costure as metades dos triângulos pequenos unindo-os pelo centro. Posicione-os face a face com o triângulo maior.
livro11livro12
Costure à máquina com 05. cm de margem e deixando um espaço aberto na ponta para virar a peça. Repita o mesmo processo com os 3 cortes de tecido restantes. Vire as peças com a ajuda de um lápis ou objeto comprido, acertando bem os cantos. Ao final,  você terá estes dois triângulos com tecido dos dois lados e as pontas abertas.
COLAGEM DO FORRO
livro13livro14
Despeje cola num pratinho. Com ajuda do pincel chato, comece colando o retângulo de tecido na capa interna do livro.  Depois passe uma tira cola na lateral de um dos triângulos de tecido e posicione bem próximo à  lateral da capa.  Espere secar um pouco para prosseguir com a colagem.
livro15livro16
Passe uma outra tira de cola agora na parte interna do triângulo e cole o retângulo de tecido por cima, dobrando 0.5 cm de margem.  Atenção: com pouca cola não vai grudar e com muita cola vai lambuzar todo o tecido. Repita o mesmo processo na outra lateral do triângulo.
Deixe secar  um pouco entre uma etapa e outra. Repita toda a colagem com o outro triângulo  de tecido para colar a outra lateral da bolsa.
livro17
 Terminada a colagem, passe uma demão de cola PVA em toda a capa. Isso vai ajudar a selar o papelão e impremeabilizar a bolsa.
livro18livro19livro20
Para o fecho use um botão tipo ‘pino’e um elástico de cabelo. Primeiro, fure a capa com um objeto pontudo.
Passe uma linha no botão, enfie no furo da capa e amarre um fecho de bijuteria tipo pino no lado de dentro. Se não tiver fecho, substitua por um botão pequeno, o resultado é o mesmo.
Fure a capa de trás e passei o elástico de cabelo por dentro.
livro21
O acabamento do fecho fica assim. 
Uma outra opção para fecho seria colar nas capas duas tirinhas de tecido com velcro nas pontas. Dá para usar o mesmo tecido do forro para fazer as tiras.
livro_NY aberto
Pra quem não curte bolsa de mão (definitivamente não é a coisa mais prática do mundo) também dá pra fazer uma bolsa-livro de alcinha.
casais livro

creditos:super ziper

bjos encantados 
Larissa